No último dia 04/07 o Diário Oficial trouxe uma agradável surpresa às servidoras públicas em Ananindeua: o anúncio da concessão de Licença Maternidade de 6 meses.
A ampliação de 120 para 180 dias se deu ainda em 2009 na esfera federal, possibilitando que estados e municípios regulamentassem em seus âmbitos essa importante contribuição no desenvolvimento infantil.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará - SINTEPP - pautou essa reivincação no início de 2010 junto ao governo municipal, o que foi negado. Ressaltamos que a Secretaria de Educação é a que tem um dos maiores números de servidores e que a maioria é composta por mulheres.
Mesmo assim continuamos cobrando este direito ao longo destes 2 anos e ainda chamamos a direção do Sindsaúde (que representa trabalhadores de outra grande secretaria) no sentido de somar forças nesta luta.
Até o mês de Maio/2011 chegamos a negociar com o governo a necessidade da Licença, o que foi novamente negado com o "argumento" de falta de recursos.
Por isso iniciei falando em agradável surpresa!
Se bem que este tipo de atitude é a cara do governo Helder (ou seja AUTORITÁRIA).
Provavelmente não queriam que parecesse uma conquista do SINTEPP e esperaram a "poeira baixar" para anunciar como uma dádiva.
De uma forma ou de outra, quem se beneficia com isso são as mulheres e mães trabalhadoras, não só da educação, mas de todas as outras secretarias.
A nós importa mais a vitória em si do que sua autoria.
Viva a luta!
domingo, 10 de julho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)