Categoria na Luta - Blog do SINTEPP - Subsede Ananindeua

Fundado em 1983, é um Sindicato de Educadores de âmbito Estadual com sede em Belém e com uma Subsede em Ananindeua. O Estatuto permite ser criada uma subsede em cada município, com representantes por escola e outras formas de organização. Este canal de comunicação tem o objetivo de fazer você refletir, opinar e participar.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SALÁRIO DOS PROFESSORES DA SEDUC PODERÁ FICAR ABAIXO DO MÍNIMO

O GOVERNO ANA JÚLIA REUNIRÁ COM A DIREÇÃO ESTADUAL DO SINTEPP NO DIA 11 DE JANEIRO EMBORA A SOLICITAÇÃO DA AUDIÊNCIA TENHA SIDO PARA O DIA 07 DE JANEIRO.A PAUTA É REAJUSTE SALARIAL E PLANO DE CARREIRA COMO PRINCIPAIS BANDEIRAS DE LUTA PARA 2010.ATÉ AGORA O QUE INCOMODA A CATEGORIA É O SILÊNCIO DO GOVERNO POIS AINDA NÃO ANUNCIOU O REALINHAMENTO DO VENCIMENTO BASE DOS PROFESSORES E DEMAIS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO AO NOVO SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL DE 510 REAIS.

O ATUAL VENCIMENTO BASE PARA 100HORAS AULAS É 465,02, CASO O GOVERNO ANA JULIA NÃO REALINHE NOSSO VENCIMENTO BASE PARA NO MÍNIMO 510 REAIS RETROATIVO A 1º DE JANEIRO ESTARÁ DESCUMPRINDO A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL E O REGIME JURIDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS.SE CONFIRMADO ESTA DECISÃO POLÍTICA DA GOVERNADORA DE NÃO REALINHAMENTO, ESTARÁ DADO O ESTOPIN PARA A GREVE NA REDE ESTADUAL.POIS A GREVE DO ANO PASSADO SÓ TEVE UM FIM QUANDO O GOVERNO ADMITIU REALINHAR O REAJUSTE RETROATIVO A FEVEREIRO/09 EM QUE 465,00 PASSOU A VIGORAR.

APESAR DE, DURANTE TODA A GREVE FICAR REPETINDO QUE NÃO SERIA OBRIGADO A REALINHAR E LEGITIMARIA PELA PRIMEIRA VEZ UM VENCIMENTO BASE ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL.FATO ESTE QUE NENHUM GOVERNO ANTERIOR A ESTE TEVE AUDACIA DE FAZER.EM 1994 O VENCIEMENTO BASE DO PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DE NIVEL SUPERIOR EQUIVALIA A 1,6 SALÁRIOS MÍNIMOS(1 SM +60%). COM A POLÍTICA TUCANA DE ACHATAMENTO, CHEGAMOS EM 2001 COM VENCIMENTO BASE DESCOLADO MINIMAMENTE ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO.

A PARTIR DAÍ PASSAMOS A DEPENDER MAIS DA POLÍTICA DO GOVERNO FEDERAL DO QUE ESTADUAL POIS SEMPRE FICAMOS A REBOQUE DO SALÁRIO MÍNIMO.NA REDE ESTADUAL NÃO TEMOS UM PISO SALARIAL QUE NÃO DEPENDA DO SALÁRIO MÍNIMO, POIS O GOVERNO DEVERIA TER ENVIADO SUA PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM 2009 PARA QUE TIVESSE APROVAÇÃO ATÉ 31/12.PORÉM NÃO TEVE INTERESSE E ESTÁ EMPURRANDO COM A BARRIGA POIS SUA PROPOSTA NÃO FOI ENVIADA AO LEGISLATIVO ESTADUAL.

OS DEPUTADOS ESTADUAIS LIDERADOS POR ARNALDO JORDY FICARAM DE CONVOCAR A SEDUC PARA AGILIZAR A ENTREGA DA PROPOSTA,PORÉM ATÉ AGORA NÃO DERAM RETORNO.

SECOM/SINTEPP/ANANINDEUA

Um comentário:

  1. pelo jeito no fim do mes de janeiro estaremos com o vencimento base abaixo do mínimo, resta saber se este governo vai pelo menos admitir a retroatividade. JP

    ResponderExcluir