Categoria na Luta - Blog do SINTEPP - Subsede Ananindeua

Fundado em 1983, é um Sindicato de Educadores de âmbito Estadual com sede em Belém e com uma Subsede em Ananindeua. O Estatuto permite ser criada uma subsede em cada município, com representantes por escola e outras formas de organização. Este canal de comunicação tem o objetivo de fazer você refletir, opinar e participar.

sábado, 6 de março de 2010

Todos à Luta

Em uma conjuntura nacional em que os trabalhadores são chamados para arcar com os prejuízos provocados pelas políticas irracionais dos governos neoliberais, com demissões, arrocho salarial e perda de direitos, somente a organização e capacidade de luta da nossa categoria pode fazer frente a essas políticas nefastas dos governos Lula, Ana Júlia e Helder Barbalho.
Essa postura dos governos burgueses não é diferente em Ananindeua, pois quando da crise capitalista de 2009, o prefeito Helder Barbalho não pensou duas vezes em colocar a cabeça dos trabalhadores da educação do município a premio, cortando direitos da categoria conquistados através de muita luta. E isso deve ser exposto à opinião publica, pois o governo utiliza sua posição na mídia para tentar desacreditar nossa entidade. Agora é a hora da categoria dos trabalhadores da educação darem uma resposta ao prefeito, que não negocia, mas sim impõe decisões de forma unilateral, inclusive rasgando a lei Nº 2.358 que dispõe sobre a concessão de vale alimentação e o artigo 47 do PCCR de Ananindeua, para ficar só no exemplo do vale.
Mas a categoria não assiste a tudo isso de forma pacífica, pelo contrário, articula uma grande mobilização para o enfretamento caso o poder público municipal não dê uma resposta a altura de nossas reivindicações. Uma primeira preparação para isso aconteceu neste último dia 24 de fevereiro a tarde, na Escola Bom Pastor. Em Assembléia, dezenas de trabalhadores da Educação levaram as mãos e aprovaram a pauta e o lançamento da nossa campanha salarial de 2010, alertando ao governo que ou negocia ou a categoria esta unificada para dá uma resposta de enfrentamento a altura dos seus anseios. Foram aprovados vários pontos, a destacar: reajuste salarial de 25%; o não corte do vale alimentação e correção do seu valor; Concurso Público já; Plano de Saúde para servidores municipais aos moldes do PAS; alteração do artigo 18 do PCCR, entre outros.
Para esse momento de luta, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará, sub-sede Ananindeua (Sintepp), acredita que a unidade da nossa categoria e a disponibilidade de luta são essenciais para esse processo, pois as propostas enviadas a prefeitura são claras e factíveis, afirmando claramente na possibilidade concreta de vencermos essa luta. Sendo assim, nessa quinta-feira, dia 11 de março, acontece a primeira rodada de negociação da pauta da campanha salarial de Ananindeua e o Sintepp convida a todos os trabalhadores em Educação do Município a participarem dessa audiência, a partir das 10 h, pressionando o governo a atender nossas reivindicações. Após a reunião com o governo, dependendo das respostas, a coordenação do Sintepp Ananindeua vai propor para a categoria uma calendário de lutas, com atos públicos e paralisação da rede municipal, além é claro posteriormente de um enfrentamento mais radical, dependendo do processo de negociação.
Amilson Pinheiro – Coordenador Sintepp/Ananindeua
e-mail: rapinheiro@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário