Conforme decisão da categoria na última Assembleia Geral, os trabalhadores em educação da rede municipal de Ananindeua estão em Estado de Greve, pois o descompromisso do Prefeito Helder junto aos profissionais em Educação, não aponta outra alternativa. A categoria tem sofrido bastante com os erros sucessivos da Semed nos contracheques, na lotação, com o atraso e ameaça de suspenção do vale-alimentação e ainda por cima com a "famigerada" suplementação que não permite aos trabalhadores em educação se aposentar com sua carga horária integral.
Em respeito e compromisso dos profissionais com a comunidade foi decidido manter o inicio do ano letivo na rede municipal, mas o Sintepp alerta ao Senhor Prefeito que quer as correções urgentes no PCCR (Plano de Cargos, carreira e Remuneração), cuja negociação atualmente tem se dado na pessoa do seu Secretário de Administração (Otávio Oliva e a comissão de representantes do Sintepp.
A categoria se mantém mobilizada e acompanha as negociações entre prefeitura e sindicato e conforme os resultados das negociações decidirá os rumos do movimento.
ASSEMBLEIA GERAL
No dia 24/02, às 16h faremos uma Assembleia Geral para lançar a Campanha Salarial 2010 e decidir os rumos do nosso movimento. O local ainda está sendo definido e até amanhã teremos uma posição que postaremos aqui no Blog.
CONSELHO DO FUNDEB
Devemos estar atentos e vigilantes quanto aos gastos efetuados pela prefeitura com os recursos do FUNDEB, pois se houve um aumento no repasse de verbas desse Fundo para o Executivo Municipal, então é importante que nossa reivindicação de reajuste salarial acompanhe o crescimento dessa verba pública. Por isso, o Sintepp encaminhou ofício ao Conselho do FUNDEB solicitando um demonstrativo de receitas e despesas para fiscalizar onde está sendo aplicado cada centavo deste recurso, que deve ser aplicado em prol do crescimento da coletividade e não apenas daqueles que acham que é tempo de crescer às custas dos bens públicos.
Infelizmente o representante da categoria está deixando a desejar e isso é um dos pontos que devemos avaliar, se não é hora de trocar a nossa representação neste Conselho.
A PERSEGUIÇÃO NAS ESCOLAS CONTINUA
Para beneficiar seus apadrinhados políticos, o prefeito e os vereadores tem indicado como diretore(a)s de escola pessoas que em grande parte não tem formação e não tem domínio das questões educacionais e dos instrumentos pedagógicos. Na última Conferência Municipal de Educação falou-se muito em Gestão Democrática e em Eleições Diretas para Diretor de Escola. Até mesmo o Prefeito Helder, em seu discurso de abertura da Conferência fez a prom,essa de que faria eleição direta para diretor em todas as escolas da rede municipal de Ananindeua, o que até o presente momento não se colocou em prática. Ao contrário, o que vem acontecendo cotidianamente nas escolas é a perseguição à categoria por parte daqueles que foram indicados por seus padrinhos políticos, como é o caso da Escola Municipal Raimunda Pinto, localizada no 40 Horas. Ali, a diretora da escola tem devolvido servidores, ameaçado professores, e tirado carga horária de efetivos para dar para temporários, justificando que lá nessa escola "quem manda é ela", utilizando-se indevidamente do cargo público.
Não está havendo empenho por parte do senhor Prefeito para efetivar sua promessa feita em público, na frente de mais de 800 pessoas. A Gestão Democrática é uma das bandeiras de luta do Sintepp e tem como um dos objetivos garantir a participação da comunidade na vida escolar.
Exigimos então, que a Semed discuta juntamente com a categoria urgentemente os critérios para estabelecer diretrizes para o processo de eleição para diretores de escola. Para isso o SINTEPP, na campanha salarial terá como um dos eixos a Gestão Democrática nas Escolas, não só com a eleição para diretor, mas com a efetivação dos Conselhos Escolares e dos Grêmios Estudantis.
COORDENAÇÃO DO SINTEPP SUBSEDE DE ANANINDEUA
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário