DIARIO DO Pará 23/01/2010
Candidatos denunciam fraude em concurso da Seduc
Os candidatos Bruno Tavares e Patrícia Dias, inscritos no concurso da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), denunciam plágio na prova de física realizada pelo Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap) no último domingo.
Segundo os candidatos, cinco das 40 questões foram copiadas na íntegra da Wikipedia na internet. Os candidatos disseram que detectaram o problema ao procurar em sites, questões de provas para avaliar o nível do concurso. “Para a minha surpresa quando procurei na internet, vi que as questões eram idênticas, com a cópia de todas as vírgulas”, diz Bruno.
Os candidatos contam que levaram a prova ao Ministério Público onde fizeram a denúncia e à Secretaria de Estado de Administração (Sead). Em uma das questões de teoria do certame (nº 40), a pergunta e todas as alternativas são as mesmas presentes no texto retirado da internet.
“Ficamos muito chateados, pois largamos nossos empregos para estudar para o concurso e constatamos que ele não possui credibilidade”, falou Bruno Tavares.
O casal diz que vai recorrer em todos os órgãos competentes para que o problema seja solucionado e alertam a candidatos de outras disciplinas que verifiquem se em suas provas não constam os mesmos problemas. “De repente, todas as provas foram copiadas”, justificam.
Segundo a coordenadora de concursos da Sead, Giselle Sales, nenhuma denúncia foi oficializada. Ela informa que aguardará manifestação do Ministério Público e caso o problema seja detectado, irá solicitar explicações do elaborador do certame e tomar as providências necessárias para que os responsáveis sejam punidos. “Todas as medidas necessárias serão averiguadas. Se comprovado o plágio pediremos anulação das questões ou até do próprio concurso”.
A reportagem tentou contato com o Cetap, mas ninguém foi localizado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário